DEVELOPMENT OF LEARNING THEORIES

DEVELOPMENT OF LEARNING THEORIES


Durante a primeira semana de aula da disciplina, efetuamos a leitura deste texto seguido de seu fichamento. Contudo, esta postagem busca trazer alguns pontos para discussão que, além de mim, foram trazidos por demais colegas em suas respectivas análises.
O artigo ilustra muito bem alguns aspectos sobre o construtivismo, trazendo a informação de que quando este é mal interpretado pode ocasionar problemas no ensino e na aprendizagem dos estudantes, principalmente em virtude da construção de conceitos errôneos pela tutoria e planejamento problemáticos. Contudo, também são apontados alguns fatores que auxiliam a evitar isso, como objetivos claros não somente ao docente mas também aos discentes envolvidos de forma que consigam vislumbrar sua caminhada, desta maneira, caso haja um desvio na rota, o estudante é capaz de perceber e corrigi-la ou então solicitar auxílio. Ainda, observa-se que não somente os objetivos, mas também, todo o trajeto tem de ser acompanhado pelo docente, possibilitando à este que a avaliação/fechamento do conteúdo e conceitos desenvolvidos durante o percurso estejam bem alinhados e visíveis.
Sobre a prática do construtivismo, surgem diversas dúvidas, porque uma teoria tão interessante e comprovadamente eficiente - segundo diversos autores através do tempo, não tem seu uso constante em salas de aula? Diversos são os relatos de alunos que gostariam de aulas "diferentes", será que a distância entre teoria e prática é tão longa? ou será que a visão de um aluno não possibilita ver a aplicação dela nas aulas?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapas Conceitual

Revisão Sistemática sobre Flashcards e Mapas Mentais

Aula Inaugural